Compartilhe:

Aumente sua receita com o simples reposicionamento de seu espaço interno!

Pessoas brindando em restaurante
“Opportunities multiply as They are seized.” Sun Tzu

Experiências sensoriais não só no paladar

Imagine que você está muito tempo fora do País e numa súbita vontade, resolve ir a um restaurante de comidas típicas do Brasil. Ao chegar no restaurante, além do cheirinho de um bom tempero brasileiro, uma feijoada, por exemplo, você se depara com elementos da cultura brasileira, como uma música, um objeto de decoração, iluminação que remeta ao clima mais tropical... Assim, o que seria apenas uma simples refeição com os temperos brasileiros para matar a saudade da terra natal, torna-se uma imersão cultural capaz de provocar sensações que vão muito além de sabores.

Mais que um restaurante, um lugar pra chamar de seu

Uma pesquisa feita pelo periódico acadêmico Psychological Reports revelou  que um ambiente estrategicamente elaborado num restaurante  pode ser um dos fatores mais importantes na decisão do tempo que um cliente permanece num lugar e, consequentemente, consuma mais, deseje voltar e ainda indique o estabelecimento para outros.

A pergunta que se deve fazer é: Quais dimensões devem existir para que as atividades sociais que ali serão desenvolvidas possam acontecer de modo eficaz, tranquilo e bem-sucedido?

Esta integração entre o cliente e sua marca é a chave para o sucesso e por isso não pode ser um assunto secundário quando estamos falando de aumento da renda. Dessa forma é fundamental promover o conforto físico e potencializar a experiências sensoriais, além do acolhimento e conforto.

Donos de restaurantes que têm esta percepção de negócio entendem que espaços devem ser projetados a partir da forma como vivem o público que deseja conquistar, pois estão sempre considerando as demandas de seus clientes. Se o  ambiente do seu restaurante é projetado para atender executivos, você deve ter um olhar atento às necessidades dessa clientela.

Socializar é preciso

A pesar do aumento significativo das vendas online, o ambiente físico continua sendo fundamental na criação de experiências agradáveis para qualquer consumidor.

De acordo com tendência de perfis, o consumidor continua, de modo geral, optando por marcas que valorizem pessoas, que sejam inclusivas e forneçam experiências agradáveis, imersivas e acolhedoras.

Assim, não há como ignorar a necessidade de espaços físicos que sejam bem planejados, de acordo com os desejos e interesses do público-alvo, a fim de provoquem encantamento por meio das experiências nos espaços dos restaurantes.

Mas como melhorar o ambiente do meu restaurante?

Certamente seu maior sonho de consumo é ver seu restaurante cheio, com fila de espera e clientes famintos aguardando uma mesa, certo? Mas isso pode ser um grande riscos e o ambiente não é funcional e confortável tanto para os clientes quanto para seus funcionários transitarem entre as mesas sem esbarrar em ninguém.

Comece pelo começo!

Em primeiro lugar, reconheça qual é seu público-alvo. Se o seu estabelecimento serve fast-food,  os clientes tendem a passar menos tempo no restaurante, afinal eles querem apenas comer e seguir a vida. Se esse é seu caso, preocupe-se em ambientes acolhedores, mas que também disponham de informações mais rápidas, como um cardápio em painéis, por exemplo.

Mas se é um restaurante mais requintado, onde o cliente passará mais tempo dentro do estabelecimento, a estratégia precisará ser diferenciada, como um cardápio mais estruturado, como já falamos no texto: “A importância do conceito na criação de cardápios”, decoração mais arrojada, iluminação correta, objetos que dialoguem com a arquitetura e que possibilitem experiências impactantes para os clientes.

Além disso, pensar no arranjo das mesas e como elas poderão ajudar na rotatividade de clientes e, consequentemente, no aumento de consumo e lucros.

E quanto ao tamanho do restaurante?

O ideal é que seu estabelecimento reserve de 60% a 70% do tamanho total do espaço para o salão, e o restante seja dividido entre a cozinha, estoque e banheiros. A partir disso, é necessário calcular qual a capacidade máxima do seu espaço e o número de pessoas por metro quadrado.

E quanto às mesas e cadeiras?

Mesas e cadeiras podem variar de acordo com o conceito do restaurante, bem como o estilo de comida e pratos que são servidos. Contudo, é necessário encontrar um equilíbrio de tamanho ideal, porque se forem muito pequenas, podem ser desconfortáveis, e seu cliente poderá se despedir mais cedo. Do contrário, se forem muito grandes, você pode perder espaço e, por consequência, clientes e lucratividade.

Como controlar a rotatividade do meu restaurante?

As dicas acima citadas sobre a disposição de mesas e cadeiras podem ser uma grande aliada para controlar melhor a rotatividade, entretanto para que você se assegure de que tudo está acontecendo da melhor maneira, que de fato seu restaurante está aumentando a receita em razão de um espaço planejado, é necessário ter controle por meio de relatórios precisos.

Assim se você ainda não tem nenhum sistema dedados para restaurantes, está na hora de conhecer a AlmoçoGrátis, que de modo rápido e eficiente reembolsa os clientes que consumirem no seu estabelecimento em troca da opinião deles sobre o espaço interno do salão, por exemplo. Com isso, depois das análises de dados fornecidos pela pesquisa, são geradas estratégias de gestão, incluindo comparativo com o mercado e as análises de encantamento de seu cliente sobre seu restaurante.

A AlmoçoGrátis também dispõe de ferramentas para o estudo da lucratividade e popularidade de seu restaurante, incluindo as questões que interferem na escolha do seu estabelecimento no quesito espaço e conforto.

Certamente ter uma boa rotatividade é importante, contudo, vale muito mais a pena focar em estratégias para aumentar o consumo do cliente no tempo  médio de permanência que o seu restaurante já tem.

Dessa forma, se você considera importante entender como atrair, manter e criar as melhores experiências para seus clientes por meio de um espaço ideal  e pretende melhorar o ambiente do seu restaurante, baseado em dados precisos sobre as preferências dos seus clientes, entre em contato conosco, pois certamente temos a estratégia correta e rápida para seu restaurante deslanchar e ser referência no segmento.

e-mail(caroline.cardoso@almocogratis.com.br) ou WhatsApp  (51 998544896 Falar com Caroline Cardoso

Curtiu esse post? Compartilhe:
A Freatz pode contribuir para o crescimento e sucesso do seu restaurante, entre em contato e saiba mais:

Todos estão curtindo: