Os tempos mudaram e o seu restaurante pode mudar pra melhor junto
Confira 7 tendências para os restaurantes do futuro!
“Data beats emotion”. Sean Rod (Tinder CoFounder)
Como diz o próprio título do texto: os tempos mudaram. Que ele (tempo) sempre muda, não é qualquer novidade, mas nos últimos anos, essa mudança, motivada pela pandemia do Coronavírus, foi intensificada e fez se solidificarem algumas tendências já conhecidas e surgirem novas, afinal o setor gastronômico nunca para, pois comer é sempre uma necessidade, não é mesmo?
Claro que as reinvenções e adequações aos cenários e contextos são necessárias e fundamentais para ultrapassar os momentos de dificuldades e fazer da crise um momento de oportunidade.
Com o avanço da vacinação, e com as médias de infecções e óbitos diminuindo, os restaurantes e bares já voltam a receber o público em maior quantidade e com mais frequência. Mas de 2020 para cá, o que será que mudou? Quais são as novas tendências para esse setor?
Veja abaixo o que o futuro reserva aos donos e consumidores desses serviços.
1. Espaços amplos, abertos e arejados
Das grandes marcas deixadas pela pandemia, a busca por restaurantes e bares com ambientes amplos, arejados/abertos é uma nova tendência. Um ambiente com as caraterísticas citadas é mais seguro, pois há circulação constante de ar. Além disso, o clima tropical vivido no Brasil é outro motivo, pois um jantar ao ar livre, por exemplo, em dias com temperatura agradável e tempo firme, oferece uma experiência singular ao cliente. Com certeza, seu restaurante vai ser lembrado e escolhido por ter um espaço aberto e aconchegante!
2. Delivery e Take-away
Ainda que a volta aos restaurantes seja uma realidade, há aquela parcela de clientes que prefere apreciar o melhor da gastronomia em sua própria casa, no conforto do seu lar. Para isso é que os restaurantes contam com duas possibilidades, além da de consumir no próprio estabelecimento: Delivery e Take-away.
Essas duas tendências já existiam no período pré-pandêmico, e durante a pandemia se tornaram duas das adequações que as empresas do setor tiveram que se adaptar, afinal, uma coisa é uma parcela pequena dos produtos ser vendido por entrega ou por consumo fora do estabelecimento, outra bem diferente é toda sua produção ser vendida e consumida assim.
Duas novidades que já não são tão novas assim, mas que são muito funcionais. No Delivery o comprador pede a comida e a recebe em casa, seja por entrega do próprio estabelecimento ou pelo app’s de delivery, como Ifood, por exemplo. Um estudo realizado em parceria pela Associação Nacional dos Restaurantes (ANR), Galunion e Instituto Federal Brasil (IFB) aponta o crescimento no faturamento das vendas na modalidade Delivery: antes da pandemia, era de 24%, enquanto atualmente, esse número chega a 39%.
Já o Take-away é o famoso levar para viagem, ou seja, é quando o cliente vai ao bar ou restaurante, faz o pedido, mas em vez de consumir no local, leva para casa.
Disponibilizar ao cliente a escolha entre consumir no próprio local, comprar e retirar, ou ainda, comprar sem precisar sair de casa é um grande diferencial ao qual o consumidor está sempre atento.
3. Dark Kitchen ou Ghost Kitchen
Termos do inglês que nomeiam as cozinhas voltadas à produção de pratos para entrega ou retirada, dessa forma não possuem salão ou a opção de o cliente consumir no próprio estabelecimento. O crescimento dessa prática está relacionado ao crescimento também do Delivery e do Take-away, pois com a alta demanda e o baixo valor para investimento em estrutura para receber os clientes, essa solução tem ganhado cada vez mais espaço e destaque nos últimos anos.
A mesma pesquisa mencionada anteriormente, no tópico 2, traz dados que mostram que 9% dos restaurantes, durante a pandemia, começaram a atuar por meio dessa estratégia. Ainda sobre levantamentos, a revista Bares & Restaurantes aponta que estabelecimentos que fazem uso de dark ou ghost kitchens têm um faturamento 50% maior.
Se o foco do seu restaurante é o Delivery, talvez seja uma tendência para olhar com bons olhos e para buscar bons lucros!
4. Tecnologia no pagamento, no atendimento e na rotina do restaurante
Restaurantes tecnológicos são a tendência de agora em diante. Totens de autoatendimento para pedir os pratos e efetuar o pagamento, cardápios por QR Code abusando dos recursos visuais, uso de tabletes e celulares por parte dos garçons para anotar os pedidos, pagamentos por PIX etc.
Toda facilidade e agilidade que a tecnologia pode proporcionar é bem-vinda aos bares e restaurantes, pois otimiza o tempo e traz mais conforto e comodidade aos clientes.
5. Menos industrial, mais natural
O novo cliente, que foi transformado pela pandemia, não tem os mesmos gostos de outrora. Como já vimos, ele não tem tempo a perder, gosta de agilidade e de tecnologia. Outro traço é o paladar: nada de comidas industrializadas, a culinária agora é natural.
A tendência das cozinhas veganas e vegetarianas tem crescido muito. Uma dieta sem carne ou sem alimentos de origem animal, além da busca por alimentos orgânicos e uma gastronomia sustentável, feita em diálogo e respeito com a natureza, são preferências de uma boa parcela dos clientes.
Outra preferência é a culinária caseira, ou o que chamamos de confort food, que nada mais é do que aquele prato com tempero que remete à comida de mãe, de vó, daquela pessoa que cozinhava com carinho. É aquele sabor que leva o pensamento, durante a refeição, aos bons momentos vividos ao redor de uma mesa.
Grande oportunidade para ampliar o seu cardápio e integrar pratos que atendam aos mais variados públicos e que, principalmente, reforcem o compromisso com o meio ambiente e com uma experiência gastronômica singular.
6. Atuação na internet e nas mais diversas mídias
Estar na rede, conectado às redes sociais, sendo visto e curtido: essa é a receita para o sucesso do Marketing na era digital. É fundamental gerar engajamento nas principais redes sociais, fazer posts, promoções, publicações pagas e outras estratégias é garantia de crescimento e de reconhecimento.
Além da propaganda, utilizar vários canais para vender aos clientes o seu produto é imprescindível, pois um estabelecimento atuante em várias frentes, é um restaurante que mostra ao seu cliente que está sempre disponível e disposto a atendê-lo.
7. Programa de Fidelidade
Como forma de fidelizar os clientes, os bares e restaurantes começaram a oferecer brindes, prêmios, descontos ou cashback aos clientes que fizessem compras recorrentes em seus estabelecimentos. Com esse tipo de estratégia, o cliente se sente importante, pois sua compra, além de satisfazê-lo por comer algo de que gosta, ainda lhe gera benefícios.
Invista em programa de fidelidade, uma vez que fidelizar um cliente é mais vantajoso e barato, da perspectiva de marketing e custos, do que atrair um novo cliente. Outro motivo para adotar essa ideia é o marketing gerado, pois é certo que um cliente falará a um amigo ou familiar das vantagens de comprar no seu restaurante.
Por fim, o futuro dos restaurantes chegou e é agora!
A pandemia acelerou algumas tendências que, possivelmente, apareceriam de forma mais intensa daqui algo tempo, ao mesmo tempo que consagrou e tornou padrão outras. O público volta, aos estabelecimentos, mudado, em busca de inovações tecnológicas, facilidades e comida com gosto de verdade, saudável e sustentável!
Muitos são os investimentos, novidades e mudanças nesse setor, mas não há motivos para preocupação, pois a AlmoçoGrátis pode ajudar você e o seu estabelecimento a entrarem e se adaptarem ao novo mundo da gastronomia de forma simples, fácil e prática.
Somos uma empresa que atua com o que há de mais moderno no mundo: dados. Especialistas em coleta, organização e análise de dados, auxiliamos seu negócio, oferecendo coleta de dados, para você saber a satisfação dos seus clientes; análise de seu banco de dados, a fim de apontar índices e buscar estratégias para alavancar suas vendas, além de trazer soluções rápidas e eficientes para que seu restaurante seja um sucesso.
Quer saber mais como a AlmoçoGrátis pode contribuir para o crescimento e sucesso do seu negócio? Entre em contato conosco via e-mail (socorro@almocogratis.com.br)