Compartilhe:

Dicas para divulgar seu restaurante ou bar e atrair mais clientes

homem com dedo indicador levantado
“What we have is a data glut.” (Vernor Vinge, professor of Mathematics at San Diego State University.)

Enquanto muitos restaurantes tiveram de fechar suas portas e encerrar suas atividades em razão da crise, aqueles que sobreviveram tiveram seus lucros, em não poucos casos, multiplicados, e afirmaram-se como referências no mercado.

Isso se deu, claro, não só pela necessidade mas, sobretudo, pela vontade do empreendedor em adequar-se às novas situações enfrentadas, mostrando empenho e criatividade frente os mais diversos problemas, inéditos, em sua maioria, e imprevistos.

Passando por tempos de recuperação, cabe agora aos proprietários de restaurantes e bares buscar aqueles antigos clientes – que deixaram de frequentar os espaços de convivência como antigamente o faziam – e atrair os novos, que virão a fazer parte da clientela do estabelecimento.

Abaixo, elencamos alguma dicas de como os proprietários de estabelecimentos podem atrair novos (e velhos) clientes, aumentando seu faturamento e tornando-se uma referência no mercado em que atua, distinguindo-se de sua concorrência.

Cardápios exclusivos e diferenciados

O cardápio de um restaurante é nada mais nada menos a carta de serviços e bens que um negócio oferece a seus clientes. É nele que se encontram as informações básicas e essenciais como pratos e bebidas oferecidas, assim como informações sobre sua composição, elaboração e preços.

Por isso é fundamental que seja bem elaborado, dinâmico e de fácil apreensão. Um cuidado imagético é essencial para que possa o menu ser lido sem problemas, e bem compreendido. As informações devem ser claras e bem estruturadas, em fontes legíveis e com pouco poluição visual, o que somado a fatores como iluminação, por exemplo, podem dificultar a leitura de alguns clientes.

Sobre a sua composição, a sua essência, um menu pode ser inovador, clássico, saudável, gourmet, fast-food, macrobiótico, entre tantas outras especializações. É você quem determinará o corpo de seu menu, segundo as suas aspirações. Muitas vezes, menos é mais, e ter um menu especilizado em determinado tipo de refeições ou clientes pode vir a ser um diferencial de respeito; no caso, entretanto, de um restaurante de beira de estrada, por exemplo, restringir seu cardápio a determinados pratos ou dieta não seria conveniente, uma vez que a clientela que o frequenta é tão diversa e de hábitos os mais distintos, já que qualquer viajante que por ali passe é ou torna-se um potencial cliente.

Localização e concorrência

Fundamental para o sucesso (ou não) de um determinado restaurante, sua localização pode ter grande impacto no faturamento. Não é todo mundo que se desloca grandes distâncias para simplesmente se alimentar, e se assim o fizer, o cliente busca, acima de tudo, uma experiência. Um restaurante especializado pode muito bem afirmar-se como referência nas periferias de uma grande cidade, por exemplo, mas precisará investir (e muito) em ações de marketing e possuir uma identidade gastronômica atrativa, o que pode levar anos para que isso aconteça.

Por isso, é bom que o negócio atenha-se, primariamente, àqueles que vivem mais próximos e em sua região, oferecendo seus serviços localmente. Conheça o fluxo de clientes e a capacidade de crescimento local e saturação, elaborando um plano de crescimento adequado a sua realidade. Pesquisas sobre a necessidade dos moradores locais, por exemplo, podem ajudar na criação de um novo negócio em determinado bairro, seja ele periférico e central, e um plano de negócios faz-se fundamental para sua aplicabilidade e expensão.

Temática

Um diferencial que pode vir a atrair mais clientes é a própria decoração e ambientalização do espaço. Isso depende, contudo, do público-alvo almejado, sendo parte fundamental do projeto do restaurante ou bar. Um restaurante temático, contudo, ao atrair determinada clientel pode, por outro lado, afastar outros, e cabe ao proprietário ter bem claro em mente os seus objetivos.

Deve-se pensar em pequenos detalhes como a iluminação, o que tornará o ambiente mais aconchegante e convidativo ou mais prático e rápido, como nos casos das redes de fast-food, cuja iluminação, mais forte e clara, passa a ideia de rapidez e versatilidade, diferente de um bistrô francês mais intimista, por exemplo. Leva-se em conta, sempre e sobretudo, na comodidade e no conforto de seus clientes.

Marketing digital

O uso das redes sociais (tais como Facebook, Instagram, TikTok, entre outras) oferece um poderoso caminho para que seus visitantes possam ter uma experiência antecipada de como será a sua experiência futura no estabelecimento. Por meio do site o usuário imerge na na temática do estabelecimento, verá fotos do local e dos pratos e bebidas, consultará menus e preços, a sua localização e horário de funcionamento etc. É por isso que é de suma importância que as fotos tenham uma aparência profissional e que valorizem os pratos e detalhes do restaurante, que sejam atrativas e marcadas sob hashtags apropriadas, para que sejam encontradas facilmento pelos algoritmos de busca.

E se for o caso, identifique os influencers digitais que melhor se encaixem no estilo de seu restaurante e feche com eles parcerias periódicas em que eles publiquem em suas redes a experiência em seu restaurante. Isso depende muito do tipo de cliente que se quer atingir, uma vez que os influencers costumam ter seguidores mais ou menos uniformes, com os mesmos interesses pelo menos, e entram em nichos que muitas vezes a publicidade convencional não consegue adentrar.

Assim, não existe uma fórmula mágica para atrair clientes a seu estabelecimento. Isso será fruto de uma série de fatores e ações a serem tomadas, a partir de planejamento e dedicação. Caso precise, reveja seu planejamento de forma crítica e seja flexível para poder mudar os planos a qualquer momento, de forma planejada e sem que isso gere muitos transtornos.

Os desafios para os proprietários e gestores de restaurantes são situações que pedem um olhar mais atento e criterioso sobre os dados. E é para isso que a tecnologia está a serviço dos gestores de restaurantes.

Quer saber mais como a AlmoçoGrátis pode contribuir para o crescimento e sucesso do seu negócio? Entre em contato conosco via e-mail (caroline.cardoso@almocogratis.com.br) ou WhatsApp

(51 998544896 - Caroline Cardoso).

Curtiu esse post? Compartilhe:
A Freatz pode contribuir para o crescimento e sucesso do seu restaurante, entre em contato e saiba mais:

Todos estão curtindo: