Compartilhe:

A hora de passar o bastão: como se preparar para a sucessão empresarial com a AlmoçoGrátis

Passando o bastão

 If you torture the data long enough, it will confess.(RonaldCoase, Economist)

 

Construir um negócio é sempre um projeto que demanda tempo (muito tempo), esforço (muito esforço) e dedicação (muita dedicação). Você, com toda certeza, sabe disso, pois vive isso no seu bar ou restaurante. Além disso, essa construção não é algo feito só para si, mas sim pensando em gerações futuras, tanto nos aspectos da clientela, que naturalmente muda com o tempo, quanto na questão de gestão que também não será a mesma para todo o sempre.

Em um outro texto, falamos sobre o conceito de empresa familiar, pois é natural que o fundador de um negócio queira que sua criação seja comandada pela família durante várias gerações. Sobre esse tema, vale a leitura do texto! Basta clicar no link abaixo:

Como ser bem-sucedido numa empresa familiar? A AlmoçoGrátis responde.

Contudo há casos de restaurantes que, por algum motivo, sua gestão fundadora não passará a alguém da mesma família, mas sim para um outro empresário que seguirá com o negócio.

Num vocabulário bastante comum e cotidiano, essa mudança é conhecida como passagem de bastão, já no mundo dos negócios, recebe um outro nome: sucessão empresarial, termo que, de forma simples, refere-se à mudança de comando/gestão em uma empresa.

Quer entender melhor como funciona essa sucessão e como a AlmoçoGrátis pode ajudar? Continue a leitura, pois explicaremos tudo o que você precisa saber!

 

Diferentes tipos de sucessão empresarial

Passar um restaurante ou bar para o comando de um outro gestor pede muita atenção planejamento, pois se feito de forma equivocada, pode gerar problemas.

Logo é importante entender quais são os tipos de sucessão possíveis, uma vez que é necessário estruturá-la de acordo com o que for melhor para o seu negócio.

- Sucessão familiar: acontece quando a transferência de liderança é entre os membros de uma mesma família. Exemplo: a mãe ou pai transfere a empresa para o filho ou filhos. Nesse caso, o que se herda é o pacote completo: a posição de liderança, lucro, capital e as funções.

- Sucessão trabalhista: acontece quando o sucessor é uma pessoa sem qualquer grau de parentesco com o gestor anterior. O sucessor se torna responsável pelo negócio e também por todas as questões trabalhistas, logo, os colaboradores não podem ser prejudicados ou afetados pela troca de comando.

- Sucessão de fundo de comércio: acontece quando um empresário ou grupo de empresários adquire o ponto comercial, bens, serviços e dívidas da gestão anterior, mantendo assim o mesmo negócio.

 

Como estar preparado para a sucessão empresarial? A Almoço traz quatro dicas!

Para que a sucessão seja feita de forma a não gerar problemas, é importante planejar e estruturar bem essa passagem de comando. O Código Civil Brasileiro traz regras que devem ser respeitadas e cumpridas para que ocorra de forma legal.

Planeje-se para a mudança

Transferir de mãos o trabalho de toda uma vida não é algo simples, logo, não deve ser feito de última hora. Claro, há sim situações em que a mudança de comando não era algo imaginado, como um falecimento e uma doença grave. Salvo essas exceções, é importante, num determinado momento, pensar nessa mudança. Pense no que te motivou, na missão, nos valores e na visão do seu restaurante, pois eles serão mantidos após a troca de gestão. Pense no perfil de quem comprará e comandará o restaurante depois da venda.

Se pensada com tempo e calma, a sucessão encontrará o sucessor correto.

 

Analise as possiblidades e evite conflitos

Filha, filho, neto, nora, genro... Em alguns casos, muitas possibilidades, mas nem todas têm o perfil, ou até mesmo, a vontade de seguir no caminho da gestão deum restaurante. Por conta disso, é importante que você veja qual ou quais são as opções que, de fato, darão sequência ao negócio.

Observe-as habilidades, desenvolva-as, aos poucos, dê responsabilidades, e nunca faça a passagem de bastão como uma surpresa, no susto, mas sim como um processo claro para quem vai receber a gestão no futuro, pois assim, estará preparado(a) para a função.

Não crie, em possiblidade alguma, uma disputa pela sucessão, pois o ambiente com essa atmosfera fragmenta a empresa, torna o ambiente tóxico e enfraquece os laços familiares, gerando conflitos. Dessa forma, seja quem media e evita os conflitos, fazendo a sucessão algo natural ao que mostrar maior potencial para a gestão do restaurante.

Busque auxílio jurídico

Como dito anteriormente: existem leis determinadas pelo Código Civil Brasileiro que devem ser seguidas quando da sucessão empresarial, portanto, busque auxílio jurídico de um escritório de sua confiança para não ter problemas judiciais.

Tenha uma gestão profissional

Profissionalizara gestão do seu restaurante é ponto fundamental para uma boa prática diária e também para um bom processo de transação de gestão. Ter os dados e números disponíveis e organizados do seu empreendimento facilita qualquer trabalho.

Esses dados são importantes para o sucessor, pois, a partir deles, é possível fazer uma gestão mais eficiente e inteligente, estabelecendo comparações entre a gestão atual e a anterior. Com isso, o novo dono será capaz de ter um panorama claro e bem definido do que precisa ser feito, de quais são os aspectos que necessitam de mais atenção, quais estão bons e o necessário é apenas manter etc.

É nesse ponto que a AlmoçoGrátis é o grande diferencial, uma vez que somos especialistas em coleta, organização e análise de dados. Podemos e vamos auxiliar seu negócio, oferecendo análise de seu banco de dados, sendo capaz a comparação entre períodos em seu restaurante, apontando melhora e piorados índices no passar do tempo, além de trazer soluções rápidas e eficientes para que seu restaurante seja um sucesso.

Quer saber mais como a AlmoçoGrátis pode contribuir para o crescimento e sucesso do seu negócio? Entre em contato conosco via e-mail (caroline.cardoso@almocogratis.com.br) ou WhatsApp

(51 998544896- Caroline Cardoso).

Curtiu esse post? Compartilhe:
A Freatz pode contribuir para o crescimento e sucesso do seu restaurante, entre em contato e saiba mais:

Todos estão curtindo: