Saiba como fazer o espaço interno do seu restaurante aumentar sua receita
“Um ponto de vista pode ser um luxo perigoso quando substituído por insight e Compreensão”. - Marshall McLuhan
Ninguém come só pensando em matar a fome ou satisfazer o paladar. E isso é a mais pura verdade quando a gente fala do seu restaurante. Não, a gente não está falando da apresentação e do aroma dos pratos do seu cardápio, mas sim do ambiente do seu estabelecimento como um todo.Pode reparar: um ambiente bem conservado e bonito são determinantes para fazer seus clientes ficarem mais tempo (e consumirem mais!), indicarem seu restaurante para outras pessoas e voltarem sempre.
A gente está falando de cada detalhe: do visual, da música ambiente, da temperatura, da limpeza dos espaços e de muitos outros itens que podem passar despercebidos por você na correria do dia a dia e que são levados em consideração pelos seus clientes ao avaliarem o seu restaurante.
Arquitetura
Além de dar beleza para o seu estabelecimento, uma preocupação com a arquitetura e decoração pode ajudar na rapidez do atendimento dos seus funcionários e na permanência dos seus clientes no lugar.Além de fazer parte da identidade visual do seu restaurante, a disposição dos móveis, as cores e a iluminação do seu estabelecimento, transmitem mais profissionalismo e podem melhorar a circulação, o clima das pessoas que estão no local, e o conforto dos seus clientes. Tudo tem que estar de acordo com a proposta da sua casa. Se ela tem uma pegada mais intimista, uma iluminação mais sutil é a ideal. Se você quer que os clientes permaneçam por mais tempo, opte por cores mais neutras. Agora, se o objetivo é transmitir agilidade, tanto no fluxo de funcionários como de pessoas, as cores quentes são a aposta.
Em resumo: além de bonita, a arquitetura e decoração dos ambientes da sua casa devem ser funcionais.
Visual
Seu restaurante deve ser lembrado. E é aí que entra o visual dos espaços, que vai muito além da arquitetura, mas do conceito. Algumas ideias como uma parede para os clientes escreverem frases ou assinarem ou um mural com fotos dos clientes fazem com que eles voltem para procurar ou mostrar a sua marca no lugar.Para atrair novos clientes, aposte também na sinalização da entrada do seu restaurante. Use placas para divulgar música ao vivo, promoções, pratos do dia, ou a existência wi-fi.
Som Ambiente
A música deixa tem o poder de deixar um ambiente mais animado ou mais aconchegante. Depende do ritmo e do volume. Sim: é importante estar atento à proposta do seu restaurante e ao tipo de cliente que frequenta a sua casa para apostar na trilha sonora correta.Se a sua proposta for a rapidez, como é o caso de fast food ou modelos de atendimento de auto-atendimento, nos quais o foco é atender o maior número de clientes possíveis, músicas mais animadas criam esse clima de agilidade. Agora, se o seu estabelecimento tem uma pegada mais intimista e receber muitos casais, por exemplo, músicas mais lentas, trazem conforto. Se muitas pessoas fazem almoços de negócios no seu restaurante, evite música alta, que atrapalha a conversa.Outras dicas:TV ligada: não é recomendada para self-services ou ambientes que precisam de fluxo constante de clientes. A TV se torna uma distração para o público que acaba ocupando as mesas, mesmo se não estiver consumindo.Barulho da cozinha ou da equipe: fique atento para criar um isolamento do som que vem da cozinha para o salão e converse com sua equipe para evitar conversas em volumes alto, evitando constrangimento com os clientes.
Limpeza
A limpeza é um dos fatores mais importantes. E ela não vale apenas para o salão, mas também na cozinha, nos utensílios, nas mesas, nos banheiros.Ninguém gosta de receber um prato engordurado ou talheres com resíduos. Toalhas e mesas limpos também revelam muito sobre a importância que você dá a cada detalhe da sua casa. O importante é se antecipar a qualquer tipo de percepção negativa de seus clientes. Por exemplo: não espere o cliente pedir ao garçom para limpar a mesa após o fim das refeições ou enquanto espera pela sobremesa ou o fechamento da conta.
Os banheiros também não ficam pra trás: verifique constantemente se há sabonetes, papel higiênico e toalhas de papel à disposição. Evite lixeiras abarrotadas, vasos sanitários sujos e o mal cheiro.
Como saber o que seus clientes acham da sua infraestrura?
Como você pode conferir, existem muitos detalhes que precisam de atenção. Mesmo que, inconscientemente, seus clientes estão atentos a todos eles. E um saldo positivo faz com eles permaneçam mais tempo ou estejam sempre voltando. Isso resulta em aumento da receita para você.
Agora, em meio às suas obrigações de gestor, como saber, em meio a tantos detalhes, no que o seu restaurante pode melhorar quando o assunto é infraestrutura?A resposta está na Freatz (Almoço Grátis). Uma ferramenta de inteligência de dados, que oferece vouchers de restaurantes filiados para os clientes em troca da opinião deles. Por meio de um questionário respondido pelo público, a Freatz (Almoço Grátis) gera relatórios para os restaurantes, que podem identificar falhas em relação à infraestrutura e fazer melhorias. Conheça mais sobre a plataforma clicando aqui.