Como um bom gerente atua no restaurante?
Experts often possess more data than judgment. - Colin Powell
O sucesso de um restaurante passa por diversos fatores: boa organização, boa estrutura, boa equipe, entre outros, porém um aspecto ganha destaque e merece toda atenção na busca da oferta de um serviço excelente: a gerência.
Ingrediente principal no processo de desenvolvimento do restaurante, o gerente é responsável por analisar o contexto interno e externo do negócio; responder, de forma rápida e eficiente, às demandas; estar atento às novidades e novos conceitos; planejar e executar o crescimento da empresa e, acima de tudo, saber liderar sua equipe.
Organizado e bem articulado com as palavras, o gerente tem se tornado, cada vez mais, a diferença entre o sucesso e o insucesso de um restaurante.
Sobre esse assunto já foi publicado um primeiro texto intitulado “Seu restaurante tem um bom gerente?”, que pode ser encontrado em publicações mais antigas no site, ou no link <https://www.chefdosdados.com.br/post/seu-restaurante-tem-um-bom-gerente>.
Os dois textos funcionam de forma complementar, pois a primeira publicação traz as principais características de um bom gerente, enumerando e explicando-as. Já o atual pega pontos e aspectos abordados no primeiro texto e aplica uma visão mais prática do papel do gerente, apontando exemplos de suas ações no dia a dia do estabelecimento.
Primeiro passo: ações do dia a dia
Como visto, a figura do gerente é fundamental para a estruturação de um bom ambiente de trabalho, pois das suas responsabilidades e organização que se desenvolvem os processos corretos de um restaurante. Elaborar a rotina de trabalho da equipe, elogiar e reconhecer o bom desempenho dos colaboradores, resolver e gerenciar conflitos, além de analisar criteriosamente os números e feedbacks dos clientes são algumas de suas atribuições.
No dia a dia, o desenvolvimento das relações interpessoais é a chave para o sucesso, pois sua participação no ambiente, ouvindo os colaboradores, acompanhando o desenvolvimento e crescimento individual, cultivando e desenvolvendo a atitude positiva, fazem com que aquela ideia de que gerentes são carrascos seja colocada por terra, e surja o conceito do gerente exemplo, aquele com quem os colaboradores se sentem bem em trabalhar.
Segundo passo: construindo a imagem do restaurante
A fama de um restaurante é construída também pela relação do gerente com a forma com que exerce seu papel. A opinião do cliente, hoje mais do que nunca, é importante, porque da mesma forma que um jantar incrível faz com que o cliente volte outras vezes, indique o restaurante aos amigos, uma experiência negativa afasta um cliente, distanciando outros clientes em potencial.
Em uma pesquisa recente, constatou-se que 95% dos consumidores que tiveram uma experiência ruim irão compartilhar o fato com no mínimo 5 pessoas, ou seja, um cliente insatisfeito é responsável direto pela divulgação negativa do restaurante.
Seja pelo atraso na entrega, pela demora em fechar a conta, ou pela espera excessiva em ter servido um prato principal, todos os motivos citados – e os não citados, mas conhecidos – criam publicidade gratuita – mas que custa muito caro ao restaurante – e negativa.
A princípio essa é uma questão que não parece diretamente ligada ao gerente, afinal, o atendimento ao cliente é, de forma geral, função da equipe, cada membro com sua tarefa, executando-a da melhor forma possível para proporcionar o melhor serviço ao consumidor.
Entretanto, pense na seguinte situação: seu estabelecimento tem visto suas avaliações piorarem, as críticas são cada vez mais negativas, os feedbacks cada vez piores, o engajamento nas redes sociais só diminui e o público começa a não comparecer como antes. Um problema! Um grande problema!
Ainda que não seja, como dito, diretamente o gerente é o responsável pelo contato com o público, a tarefa dele é identificar onde está o problema, pois é de sua responsabilidade apontar quais as razões dessa situação, e a partir disso, buscar soluções para pôr um fim ao mau momento. Feito isso, outra parte fundamental é traçar metas e estratégias para que a má impressão, criada nos clientes, seja revertida em disponibilidade e interesse para uma segunda chance de viver, no restaurante, uma experiência positiva e memorável.
Considerações finais
A função de gerente carrega em si várias responsabilidades e obrigações, não à toa, quando pensamos em algum problema em restaurante, a figura do gerente logo é chamada para intermediar e resolvê-lo.
Seu trabalho passa por uma boa gestão da equipe, criando um ambiente harmonioso e favorável para o trabalho, porém não fica restrito a isso, sendo imprescindíveis suas interferências, ações e tomadas de decisões em condições nem sempre favoráveis tampouco fáceis, mas fundamentais para o desenvolvimento do restaurante.
Um bom gerente é capaz de elevar o nível do seu restaurante e desenvolvê-lo se tiver claras as características principais – citadas ao longo do texto -, expectativas e funções necessárias para gerir seu estabelecimento.
A Freatz (Almoço Grátis) pode auxiliar seu negócio, oferecendodesafios e indicadores, ao seu gerente, nas categorias de Produto, Atendimento, Estrutura e o que chamamos de Visão Geral, que é um conjunto de notas que nos ajuda a medir o seu Potencial de Lucratividade e, mais importante, o que fazer para aumentá-lo.
Além de permitir que seus clientes avaliem a comida, o atendimento recebido pela sua equipe, entre outras ferramentas que poderão alavancar seu restaurante. E, dessa forma, você poderá medir se todo seu empenho está gerando resultados positivos.