Compartilhe:

7 dicas essenciais de harmonização de sabores para o seu cardápio

Ensopado de Salsicha

Ao olhar para as receitas, cardápios, cartas de vinho, cervejas ou qualquer outra bebida oferecida em seu restaurante, quem é que nunca teve dúvidas na hora de combinar a bebida perfeita com aquele prato principal?


Harmonização! Isso mesmo!

Embora a harmonização de pratos e bebidas nos restaurantes seja uma eficiente estratégia para se elevar as vendas e trazer sofisticação, essa não é uma tarefa tão simples. Entretanto você não precisa ser nenhum expert para combinar os sabores dos pratos de seu restaurante com uma bebida ideal.


Entre outras coisas, vale ressaltar que a harmonização, por vezes, pode começar até mesmo antes da entrega do prato  na mesa do cliente, já que a harmonização considera também o uso de bebidas na receita, o que pode conferir sabores diferenciados e, por que não dizer, excêntricos!


Por isso, ter em seu estabelecimento essa delicadeza no serviço pode ser um diferencial competitivo que poucos apostam – ou fazem bem.

Desse modo, reunimos aqui algumas regrinhas básicas que podem ajudar nesta tarefa, quase inevitável, quando se quer agradar aos clientes.


Dica 1

Primeiramente perceba as semelhanças e diferenças dos sabores entre a comida e a bebida. Comece pela bebida! É acida? Amarga? Doce? Teor alcoólico elevado? Anote essas observações, assim podemos partir para segunda etapa.

Pense no prato que vai servir! Picante? Gorduroso? Adocicado? Levemente azedo... Anote!


Dica 2

Feito isso, agora é hora de tentar criar um equilíbrio entre os sabores, a fim de que nenhum se sobressaia ao outro e, assim, crie-se um terceiro sabor, o qual deve produzir uma experiência agradável e ao mesmo tempo surpreendente.


Geralmente a harmonização de pratos é feita com opções salgadas, mas se volta ainda às sobremesas que também podem ser combinadas com a bebidas.


Embora as bebidas alcoólicas sejam as preferidas para harmonização, as sem álcool também podem fazer parte. Inclusive, como mencionado antes, dentro do próprio preparo da receita.


O alimento absorverá as características sensoriais (paladar e olfato) da bebida utilizada, dessa maneira, é fundamental que o uso da bebida escolhida seja moderado, para que não desande o sabor do prato.


Dica 3

A textura da comida também é muito importante na experiência gastronômica, pois é a sensação que a comida causa na boca.

Por isso se a textura do alimento for desagradável, independentemente do sabor, você pode deixar seu cliente insatisfeito. Então não se descuide com a produção de contrastes que agradem ao paladar e, ao mesmo tempo, brinque com a audição, a qual está ligada a essa questão.


Dica 4

Dizem que começamos a comer pelos olhos, parece controverso, mas as cores e aparência dos alimentos e bebidas devem sempre ser consideradas importantes. Afinal, a aparência influencia o apetite, estimulando ou não a vontade de comer.  Por isso, em relação as cores dos pratos, aposte nas mais quentes, pois estas dão mais fome, o que será perfeito para seu restaurante, afinal: cliente faminto consome mais.


Dica 5

Fique atento com a temperatura tanto da bebida quanto do prato! Pois um prato mais quente quando servido libera mais moléculas aromáticas. Contudo, se estiver muito quente pode eliminar o aroma, alterar o sabor e até deixá-lo amargo.

Em relação às bebidas, se estiverem muito geladas vão diminuir o paladar, pois a irrigação sanguínea na língua será interrompida e, assim, seu cliente pode reclamar do tempero ou achar a comida insossa.


Dica 6

Aquele cheirinho que uma comida benfeita exala também é importante na experiência sensorial, pois aumenta o apetite e torna a harmonização de pratos mais especial.

Então não hesite em permitir que os aromas da cozinha invadam o salão, deixando seu cliente com mais fome ainda.


Dica 7

Todo prato especial exala aromas que nos remetem à histórias pessoais, como aquele cozido da vó, o assado que só aquela tia sabia preparar, entre outras experiências...

A memória também interfere na experiência sensorial de harmonização de pratos. A famosa memória gustativa. Pois quando associada a um evento ou experiência boa, leva a vontade de consumir algo novamente. Portanto, use elementos-chaves (ingredientes, texturas etc.) que agradem a maior parte das pessoas, atraindo-as para refeição que será servida.


Agora que você sabe as principais dicas para uma harmonização perfeita, a pergunta é: Seu restaurante oferece esta experiência para os clientes? Se sua resposta foi, “Até sabíamos disso, mas não temos tempo para nos organizar”, você está com sérios riscos de perder clientes.


Por isso para saber o que seu cliente pensa sobre harmonização de pratos, ou saber até que ponto isso influencia na escolha de seu estabelecimento, fale com a Freatz (Almoço Grátis), empresa de análise de dados, que oferece informações precisas, garantindo a criação de estratégias para atrair novos e manter os antigos clientes.


Pois é relevante saber o que pensam seus clientes sobre diferenciais, como harmonização de pratos e bebidas, por exemplo.  Desse modo, você poderá entender como oferecer essas delicadas sofisticações a seus clientes, valorizar o cardápio e aumentar a rentabilidade.


Se você considerou importante oferecer diferenciais no seu estabelecimento e quer ter mais informações sobre como a Freatz (Almoço Grátis) pode te ajudar, entre em contato conosco via e-mail fome@almocogratis.com.br.

Curtiu esse post? Compartilhe:
A Freatz pode contribuir para o crescimento e sucesso do seu restaurante, entre em contato e saiba mais:

Todos estão curtindo: