Como controlar o estoque do restaurante
Controlar o estoque de um restaurante requer ferramentas de auxílio para esta finalidade. Uma delas é a ficha de estoque. Quais os objetivos de uma ficha de estoque?
Uma ficha de estoque, que pode ser física ou parte de um sistema informatizado, serve para controlar a movimentação individual de todos os materiais do estoque, sejam as entradas ou as saídas.
8 itens para contar em sua ficha e ajudar a controlar o estoque do seu restaurante:
- Código e descrição do produto/material;
- Unidade de consumo (kg, m, peça etc);
- Estoque mínimo;
- Endereço de localização no almoxarifado;
- Data do evento de entrada ou saída do produto/material;
- Quantidade de entrada, saída e saldo do produto/material;
- Valor do custo de entrada, saída e valor do estoque atual;
- Valor do custo médio e anual de aquisição do produto/material.
Para controlar o estoque de um restaurante, você vai precisar de 4 elementos básicos:
- Espaço
- Limpeza
- Organização
- Ordem
Faça estatísticas da movimentação
Crie o hábito de fazer estatísticas mensais ou semanas, de acordo com a necessidade do seu restaurante, sobre a venda dos produtos.
- Quais produtos vendem mais e qual é a quantidade?
- Quais produtos vendem menos?
- Quais os períodos do ano de maior e menor venda?
- Quais marcas vendem mais e quais vendem menos?
- Quais pratos saem mais nos finais de semana e quais saem mais nos dias úteis?
- Existe uma combinação espontânea, ditada pelos clientes, entre prato principal e sobremesa, que sai com maior frequência?
- Construa um banco de dados rico em informações que possa ser usado para controlar o estoque do seu restaurante com facilidade e também para a construção de estratégias inteligentes para diminuir custos e aumentar o faturamento, ainda que nos pequenos detalhes.
Um estoque que gera resultados
Saberá controlar de verdade o estoque de um restaurante quem perceber que a gestão deste tipo de negócio requer um investimento alto e, portanto, qualquer iniciativa para evitar gastos excessivos será bem-vinda.
Gastar o mínimo possível e transformar todos os investimentos em lucro, essa é a meta!
A organização do estoque se relaciona com a gestão financeira do estabelecimento. Controlar o estoque de um restaurante é facilitar o dia a dia do trabalho por meio da organização, mas é também e principalmente, um recurso capaz de, no fim das contar, contribuir para o aumento da receita.
Estoque ideal e estoque de segurança
Controlar o estoque de um restaurante é a garantia de evitar o risco do “não ter” ou anular a possibilidade do “perder”. No caso de alimentos, sobretudo por causa da validade, há dois tipos de estoques:
Estoque ideal: É aquele estoque econômico para a realização das vendas, o que o empresário sabe que tem mais saída e compra normalmente todos os meses aquela quantidade.
Estoque de segurança: Ele é importante por conta da incerteza e funciona como um estoque morto, mas que é um mal necessário, que pode ter saída a qualquer momento, por conta de alguma excepcionalidade.