Compartilhe:

Novas tendências de mercado no novo normal

cozinheiro tatuado

Ainda vivemos tempos conturbados e, prestes a sair de uma situação pandêmica que pegou o mundo e, principalmente, os donos de restaurantes, desprevenidos, temos de nos adequar à nova realidade que se desdobra à nossa frente. Como no início da pandemia, os gestores de restaurantes tiveram que se adaptar à nova realidade e, como puderam, sobreviveram, adequando-se.

Para tal, foram implementados serviços de delivery e take away em restaurantes os quais antes jamais pensariam em tais práticas, criou-se o serviço das dark kitchens – extensão natural dessa nova situação – e muitos, para não fecharem as portas definitivamente, tiveram que se adaptar ao mundo virtual, buscando espaço nas mídias sociais e destacando-se na rede, das mais diversas formas.

Com o retorno dos clientes ao mundo físico, porém, surgem novos desafios a serem vencidos, somados aos, velhos conhecidos, usuais e corriqueiros desafios do dia a dia. E nesse momento, depois de um longo período em suas casas, acostumados aos serviços de entrega de refeições e produtos na comodidade de seu lar, os clientes estão retornando às suas vidas normais, o que inclui nesse rol a ida a restaurantes e bares.

Mais exigentes e antenados à realidade virtual das mídias sociais e plataformas, esses clientes não são os mesmos que deixaram de frequentar o estabelecimento na década passada. Muita coisa mudou nas suas vidas, não só valores e hábitos, gostos e interesses. E é para (re)conquistar esse cliente que o restaurante deve pensar em estratégias que o assegurem de um bom retorno, para ambos as partes. A satisfação do cliente é tão importante quanto o rendimento do proprietário, e um cliente satisfeito, se não é garantia de fidelização, é sinal de que as coisas estão em seu rumo certo.

Essa readequação ao mercado e às suas necessidades pede um olhar mais atento do gestor aos seus negócios, pois a satisfação do cliente torna-se peça fundamental nessa nova alavancada. E para isso, deve-se saber com clareza e praticidade os pontos a serem trabalhados, discernindo o caminho à sua frente e sua relação com a clientela. Vai-se além do perguntar, ao final do serviço, “se estava tudo bem”, buscando saber, com clareza, como foi a experiência do consumidor em seu estabelecimento.

E é para isso que a AlmoçoGrátis trabalha: buscando vislumbrar, por meio de acuradas e precisas pesquisas de mercado e de consumidor, análises e cruzamento de dados reais, as necessidades de um empreendimento, em seus mais diversos níveis e setores, pessoal ou produtivo.

E como funciona essa parceria em termos práticos? Como se chegam a essas informações? Simples, o cliente da empresa parceira, depois de ter consumido a refeição/serviço do estabelecimento, é convidado a entrar no nosso site e a preencher um formulário de pesquisa online, minucioso e detalhado, que tratará dos mais diversos pontos da sua experiência, do serviço à localização, por exemplo, assim como o horário de funcionamento e a qualidade de seus pratos e drinks.

E o que garante que o cliente responderá, com sinceridade e dedicação, a um questionário como esse? É aí que entra o nosso próprio conceito de almoço grátis. Porque o cliente que assim se dispuser a perder seu tempo respondendo a essa pesquisa (já falamos sobre ela aqui, Pesquisa de satisfação NPS) terá o valor de sua despesa no estabelecimento ressarcido em sua totalidade por nós, como retribuição ao seu tempo e informações prestadas.

As pesquisas são coletadas e armezadas em bancos de dados que, por meio da utilização da Inteligência Artificial, procura as mais diversas soluções para os gestores de empreendimentos, revelando seus pontos fracos a serem melhorados, e adequando o procedimento em busca das metas e objetivos estipulados.

O pleno uso da Inteligência Artificial pode trazer resultados supreendentes aos gestores de negócios na busca por soluções em seus mais diversos níveis, seja no pessoal (com questões referentes ao atendimento, preteza e solicitude dos funcionários, por exemplo, mas também em relação à rotina dos funcionários, identificando os momentos de pico e de maior necessidade de funcionários e, assim, determinando a própria escala de rotação), na qualidade de seus pratos e serviços, entre tantos outros temas que podem ser explorados a partir da análise desses dados.

Em busca de soluções para os donos dos empreendimentos, traça-se um perfil mais acurado e preciso de sua clientela, a fim de proporcionar estratégias direcionadas e mais efetivas ao seu negócio, maximizando o rendimento e minimizando as perdas e gastos nas mais diversas esferas.

Descobrindo os pontos fracos sabe-se o que se deve melhorar, e considerar o feedback dos clientes é peça fundamental para se chegar aos resultados almejados.

Assim, o proprietário de restaurante pode focar-se na obtenção de resultados específicos, e cada vez melhores, alavancando seu negócio. Pois poderá, a partir de dados reais e analíticos, tornar mais eficiente a gestão, sabendo se está no caminho certo ou o que deve de fazer para alcançar suas metas e objetivos.

Os desafios para os proprietários e gestores de restaurantes são situações que pedem um olhar mais atento e criterioso sobre os dados. E é para isso que a tecnologia está a serviço dos gestores de restaurantes.

Quer saber como a AlmoçoGrátis pode contribuir para o crescimento e sucesso do seu negócio? Entre em contato conosco via e-mail fome@almocogratis.com.br

Curtiu esse post? Compartilhe:
A Freatz pode contribuir para o crescimento e sucesso do seu restaurante, entre em contato e saiba mais:

Todos estão curtindo: