Compartilhe:

Atenção: se você estiver cometendo esses 7 erros, seu restaurante corre sérios riscos!

Mulher assustada

Definir restaurante como apenas um lugar em que refeições são preparadas, vendidas e consumidas é pouco perto do seu real papel e da sua verdadeira importância no dia a dia. Da perspectiva do cliente, o restaurante é o investimento feito para experienciar algo que lhe “encha a barriga”, os olhos e a memória com bons sabores e lembranças. Já da perspectiva do gerente, é a sua empresa, é o fruto de toda a dedicação, é o sucesso concretizado.


Dessa forma, os aspectos relacionados à gestão de uma empresa são necessários nesse ambiente e precisam também estar em sintonia com todo o cuidado da preparação dos pratos e do atendimento, ou seja, ao mesmo tempo que os pratos, bebidas e os clientes recebem muito apreço e atenção, o trabalho da equipe que possui suas atribuições e responsabilidades para o bom funcionamento do estabelecimento, deve receber a mesma atenção e cuidado.


“Um desafio grandioso”, “um desejo desde sempre”, “uma nova empreitada”, seja qualquer for sua concepção de abrir um restaurante, a verdade é que os erros existem e podem acontecer durante essa jornada.


Para evitar que a abertura e a continuidade do seu negócio sejam atrapalhadas pelos desacertos, leia o texto já publicado aqui no site Os 3 piores erros cometidos por donos de bares e restaurantes. A lista abaixo traz outros erros muito comuns e responsáveis pela perda de dinheiro e, em alguns casos, pelo fechamento do estabelecimento.


1. Não realizar o planejamento adequado

O planejamento é parte indispensável para o desenvolvimento do seu negócio. Estabelecer metas e objetivos, estimar os custos e todos os gastos com a produção e a manutenção do restaurante, planejar ações de marketing e preparar-se para os cenários mais adversos são alguns dos pontos fundamentais para que seu negócio tenha vida longa e próspera no seu segmento.


Lembre-se: um bom planejamento é a base para a longevidade de um restaurante de sucesso.


2. Não colocar o cliente como prioridade

Num restaurante, de forma nada diferente de qualquer outro estabelecimento comercial, a razão da sua existência é o cliente, o motivo pelo qual se trabalha é para proporcionar ao cliente a melhor experiência possível, fazendo-lhe se sentir importante, único. O interesse é fidelizar o cliente, tornando o estabelecimento o lugar que ele irá com frequência e recomendará aos conhecidos.


3. Não investir corretamente nas ações de divulgação

Deixar toda a divulgação do seu negócio como responsabilidade indireta dos seus clientes é um erro. De fato, ter os seus frequentadores indicando, comentando e levando gente nova ao seu restaurante é importante, mas essa não pode ser a principal forma de divulgação. É preciso investir em estratégias de marketing, utilizando, por exemplo, as redes sociais, uma vez que o número de pessoas conectadas é gigante.


4. Não investir corretamente na recolha e análise de dados

Uma base de dados bem abastecida e bem analisada é o que divide os bons restaurantes daqueles que terão vida curta. Trabalhar com a capitação de informações: a análise do público-alvo, o mercado gastronômico nas imediações para encontrar os concorrentes diretos e indiretos, a recolha dos feedbacks, a precificação dos concorrentes e do seu próprio produto etc.

Todos esses dados são a base para a busca de solução e melhora do restaurante, pois com a análise correta, as ações e soluções se tornam mais efetivas.


5. Não investir em novas tecnologias e na automação de tarefas

Era da tecnologia, dinamismo, agilidade... E você ainda faz o controle de estoque com prancheta e caneta? Não dá mais para ser assim. Adequar-se às novas tecnologias é fundamental para facilitar a gestão de alguns setores, como o próprio estoque, o controle financeiro, pois com o suporte de tais ferramentas, diminuem-se os riscos de erro.

Além da própria gestão, a tecnologia trouxe também experiências mais dinâmicas e ágeis para o cliente. Em vez de cardápio físico (em papel), que tal utilizar o cardápio digital, disponível ao cliente por meio de um QRCode? Ou a implementação de tabletes, em que o cliente seleciona o prato ou bebida desejada, automatizando o atendimento? Um cardápio visual é uma ótima pedida para encantar os clientes.


Outro aspecto interessante é a hora do pagamento. Sem filas, sem intermediários, o cliente utilizando um totem de alto atendimento/pagamento. Evitar o desgaste do cliente é a melhor maneira de proporcionar uma experiência positiva.


6. Criar um ambiente desconfortável e inacessível

Outro erro comum é criar um ambiente desconfortável para os clientes, trazendo excesso de iluminação ou baixa iluminação, música alta que atrapalhe o diálogo, a escolha das cores, ou até mesmo o conteúdo que será exibido nas telas de televisão, todos esses fatores podem criar um ambiente desconfortável e nada intimista para quem frequenta o estabelecimento.

Além disso, há os ambientes que são inacessíveis às pessoas com deficiência, por exemplo, não possuem acessos por meio de rampas ou elevadores aos espaços do restaurante às pessoas com mobilidade reduzida.

7. Não preparar bem a equipe

Não ofertar um bom treinamento e preparação para os colaboradores, não apresentar um padrão de conduta e ação e esperar que os funcionários ajam, de acordo com o comportamento esperado, sem qualquer tipo de instrução, esses são os fatores principais que podem (e vão) comprometer o bom funcionamento da sua equipe, e por consequência, trazer uma péssima experiência aos clientes.


Invista na sua equipe, pois é de suma importância que essa preparação seja levada a sério, que os treinamentos e ensinamentos sejam capazes de estabelecer um padrão de excelência do seu restaurante, sendo isso um dos pontos fortes e sempre destacados pelos frequentadores.


Lembre-se: a primeira impressão é a que fica, e os funcionários são o primeiro contato dos clientes com o seu negócio.


Considerações finais  

Mais do que apenas vontade de ter um restaurantes, abrir um é abrir uma empresa, é investir tempo, dedicação e esforço em um negócio que levará seu nome, e definirá sua fama.

Os pontos citados servem como aspectos para uma autoavaliação da sua gestão, vale o questionamento e a reflexão sobre quais pontos (e por quê?) precisam ser melhorados.


Complexo? Difícil! Não tem problema! A Freatz (Almoço Grátis) está aqui para oferecer todo auxílio e ajuda na análise dos dados do seu restaurante. Análise do banco de dados, melhorando a experiência e conexão com os clientes, trazendo análises e soluções rápidas e eficientes para que seu restaurante seja um sucesso.


Ademais, a Freatz (Almoço Grátis) possibilita a recolha e análise de feedbacks, pois assim você poderá medir se está trilhando rumos certos para seu negócio deslanchar.


Quer saber mais como a Freatz (Almoço Grátis) pode contribuir para o crescimento e sucesso do seu negócio? Entre em contato conosco via e-mail (fome@almocogratis.com.br) ou WhatsApp (27 98809-8809).

Curtiu esse post? Compartilhe:
A Freatz pode contribuir para o crescimento e sucesso do seu restaurante, entre em contato e saiba mais:

Todos estão curtindo: