Como usar os dados do sistema do seu restaurante para administrar melhor o seu negócio?
Toda revolução tecnológica trouxe, e tem trazido, grandes transformações aos mais diversos ambientes e segmentos do cotidiano. Assim como as casas de hoje não seguem os mesmos conceitos, modelos e formas das casas de antigamente, os restaurantes não são operados, organizados e administrados da mesma maneira que no século passado.
Os avanços tecnológicos proporcionaram a chegada dos bancos de dados, ferramenta fundamental para o armazenamento e análise de dados coletados pelas empresas. Já falamos sobre a importância de um banco de dados para um restaurante e agora vamos entender como usar isso em busca de resultados;
Quais as vantagens?
O uso do banco de dados em um restaurante é, na atualidade, um grande diferencial, pois com o auxílio dessa base de dados, as análises e gestões se tornam mais fáceis, práticas e certeiras, além de oferecer ao estabelecimento mais organização e desenvoltura nas ações e estratégias.
Exemplos práticos
O coração do restaurante é a cozinha, pois é ali que toda mágica da gastronomia acontece. Para ofertar um bom prato é necessário, antes de tudo, possuir bons alimentos. É nesse ponto que os setores de compra e estoque têm papel fundamental, uma vez que não se pode comprar menos do que o necessário para que o restaurante consiga produzir seus pratos, nem em exagero para que haja problemas relacionados ao desperdício de alimentos e, por consequência, de dinheiro.
O controle de estoque por meio de um banco de dados que registra toda entrada, saída e quantifica a necessidade de produtos é uma das formas de usar a tecnologia de armazenamento de dados em seu estabelecimento.
Outra maneira de inserir o uso de banco de dados na rotina de um restaurante é com a análise de mercado. Para compreender o que o cliente busca é necessário obter informações rápidas e certeiras sobre todo o mercado de alimentação, pois as tendências crescem, e desaparecem, meteoricamente.
Somadas a esse ponto já citado, as análises de dados de localização e de dados do público são um diferencial na hora de alavancar as vendas do seu estabelecimento. Um bairro residencial possui demanda diferente de um bairro empresarial, bem como o perfil econômico do bairro, determina se na região as pessoas gastam bastante com alimentação e quanto estão dispostas a gastar em uma refeição.
Adicionadas a essas informações, saber a média de idade dos frequentadores, o gênero, as mídias sociais que mais utilizam e até os canais de comunicação que preferem é fundamental para o marketing do seu negócio. Em pesquisa da Harvard Business Review, constatou-se que apenas 23% dos consumidores que tiveram uma experiência positiva irão compartilhar esse fato com 5+ pessoas.
Com todos esses dados organizados num banco de dados, após uma análise meticulosa, é possível, por exemplo, saber se incluir um novo prato conceitual (uma opção vegetariana, vegana, sem glúten etc.) em seu cardápio é um acerto ou um erro, pois com as informações fornecidos, você terá a visão se, de fato, aquele novo prato atende à demanda de sabor e de preço dos clientes. Além disso, ter em conta esse perfil do consumidor dá ao setor de marketing um panorama de como agir para que os números de compartilhamentos sejam superiores ao mencionado na pesquisa.
Saber quem são seus concorrentes diretos ou indiretos é parte importante no trabalho de solidificação do seu restaurante, e a análise da concorrência é outra etapa em que o banco de dados facilita e engrandece o trabalho. O que vendem, quais as promoções, os preços, a qualidade dos produtos oferecidos, todas essas informações ajudam a construir estratégias no momento de dar mais destaque ao seu estabelecimento frente ao concorrente, porque quaisquer dados de aspectos que possam influenciar a opinião do público, fazendo com que ele (público) prefira comprar outro produto ao seu, é relevante, seja para utilizar o estabelecimento concorrente como uma inspiração para futuras ações, seja para distanciar a sua prática e identidade do estabelecimento do concorrente.
Pensemos no caso de seu estabelecimento ser uma hamburgueria, e nas imediações, exista uma pizzaria. Ainda que não seja um restaurante que ofereça o mesmo produto, para aqueles clientes que buscam alguma opção de refeição pautada apenas no preço, em busca de promoções, em custo-benefício, valor do frete, comparar os dois estabelecimentos é uma realidade. Logo, saber como produzem, a que preço vendem, quais as promoções, por exemplo, é importante para atuar no desenvolvimento de ações que tornem o seu restaurante sempre a melhor opção, independentemente, do critério que o cliente vá utilizar para tomar sua decisão.
Considerações finais
Na era da informação, todo dado é um diferencial no momento de realizar uma análise que dará base a um passo na direção do crescimento do seu estabelecimento. Um banco de dados bem abastecido sustenta e auxilia a construção de ações mais efetivas para o seu restaurante.
A Freatz (Almoço Grátis) pode auxiliar seu negócio, oferecendo análise de seu banco de dados e soluções rápidas e eficientes para que seu restaurante seja um sucesso.
Além de permitir que seus clientes avaliem a comida, o atendimento recebido pela sua equipe, entre outras ferramentas que poderão alavancar seu negócio. Assim, você poderá medir se está no caminho certo e gerar resultados positivos.