Compartilhe:

Será que você está acompanhando as melhores práticas de gestão?

gráfico e números
"Any powerful idea is absolutely fascinating and absolutely useless until we choose to use it." (Richard Bach)

Um restaurante, independentemente de seu porte, traz consigo sonhos, valores, planos e expectativas. O sucesso, fruto de muita dedicação e esforço, não é um acaso, é uma finalidade, um objetivo, e nessa empreitada rumo às conquistas, você deve refletir e estar atento não só ao que acontece no mundo, mas também ao que acontece, principalmente, dentro do seu estabelecimento.


A tecnologia trouxe diversas ferramentas para auxiliar as práticas de gestão, oferecendo ao gestor facilidades, dinamismo, informação e novidades na hora de gerir seu restaurante, a fim de obter os melhores resultados e proporcionar as melhores experiências aos clientes.

Conciliar os avanços tecnológicos com as ações “analógicas” e atemporais é o caminho para buscar a evolução e o desenvolvimento da sua empresa em vários níveis.

Pensando nisso, listamos 4 dicas de boas práticas de gestão que o ajudarão a agregar ainda mais valor ao seu restaurante.


1. Utilize a tecnologia


Em pesquisa realizada no ano de 2020 pelo Sebrae (com a intenção de analisar os efeitos do coronavírus na economia), viu-se que, no nicho do comércio varejista, 18% dos gestores responderam não estar familiarizados/ter recursos tecnológicos para funcionar digitalmente, o que contrasta com o momento de expansão das vendas online.


Adotar novas tecnologias é um passo fundamental para as melhores práticas de gestão e de vendas. Otimizar o tempo, diminuir as tarefas desempenhadas pelos funcionários (e até por você mesmo), alcançar clientes que estariam distantes fisicamente, tudo isso é possível com softwares de gestão, com a automação de algumas atividades (como a recolha de feedbacks, controle de estoque etc.), com o uso de big data e gamificação, com a estruturação do negócio para vendas online.


A tecnologia impacta potencialmente a rotina de todo o mundo, logo não seria diferente com as empresas e organizações (independentemente do setor em que atuem ou do porte).


2. Invista em Marketing

No passado, as ações de marketing se davam de forma bastante diferente dos tempos atuais. As empresas se utilizavam de estratégias que variavam entre os anúncios em TV, publicações em revistas ou espalhando sua mensagem pela cidade com o suporte dos outdoors. Além de custoso, os processos não garantiam que a mensagem chegaria, de fato, ao cliente.


Atualmente, com base no uso da Inteligência Artificial é possível, devido ao fato de a maioria das interações entre empresas e consumidores se dar por meio da internet, é muito mais fácil e acessível que os restaurantes obtenham dados digitais para traçar perfis e entender exatamente o que deseja cada cliente, em que os produtos estão apresentando falhas, entre outros aspectos.


Dessa forma, mapear o público-alvo, saber quais os meios de comunicação que mais utilizam, quais as redes sociais são mais acessadas, e, a partir dessas informações, traçar estratégias muito mais efetivas e direcionadas, fazendo com que a propaganda chegue ao seu destinatário.


Um exemplo disso é o uso da Inteligência Artificial por parte algumas das redes supermercadistas do Brasil, que, desde 2015, utilizam um sistema que reúne os dados de consumo de cada cliente cadastrado, compila-as e organiza-as. Se acontece de um dos clientes não frequentar mais o mercado, o sistema, automaticamente, cria cupons personalizados e envia aos clientes.



3. Invista em gestão administrativa


O hoje pede agilidade e dinamismo na hora de tomar decisões, apontar e resolver problemas, buscar inovações e mudanças. Já não há mais tempo para esperar semanas, meses, relatórios esporádicos e incompletos.


A mesma situação se aplica com a parte burocrática e jurídica do seu restaurante. Imagina ainda hoje trabalhar com digitação manual de cláusulas e contratos, usar um motoboy para levar um documento que precisa da assinatura à caneta de algum parceiro ou sócios para concretizar o negócio etc. Toda essa mudança tem trazido um conjunto de soluções que engloba a capacidade automatizar funções, trazendo mobilidade e evitando gastos desnecessários.


Aplicar os conceitos de uma boa gestão administrativa demanda estudo, planejamento, dedicação e a ferramenta digital correta para desenvolver os processos e determinar as metas a serem alcançadas.


4. Colete os feedbacks

A busca por uma gestão administrativa tecnológica e eficiente potencializa todos os setores da empresa. O uso de ferramentas que dinamizam o dia a dia de um restaurante é uma forma de concentrar os esforços em outras demandas. Uma das formas de conseguir um panorama da eficiência das ações é perguntando aos envolvidos quais os efeitos elas têm causado.


O feedback é, hoje, uma das estratégias mais importantes no que se refere à gestão de pessoas. Sua função enquanto ferramenta é direcionar o gestor para o desenvolvimento do colaborador e do restaurante.


Uma gestão participativa é a melhor maneira de aproximar os colaboradores das metas e objetivos da empresa, uma vez que ouvindo os funcionários e dando a eles oportunidade de falar, de propor mudanças, de criar soluções, desenvolve-se a ideia de pertencimento. Com isso, a participação nos processos é muito maior, a identificação com a empresa só cresce, gerando engajamento e melhora na performance da equipe de colaboradores.


Obter feedbacks dos clientes é também uma maneira de avaliar se o restaurante está seguindo pelo caminho certo, pois a satisfação do cliente evidencia o nível de contentamento do público com o seu produto. Dessa forma é possível alinhar e organizar todos os setores em direção aos objetivos da empresa.


Com as tecnologias atuais, a coleta da opinião dos clientes pode acontecer de diversas formas. Um exemplo é pesquisa de satisfação, conhecida também como NPS (já falamos sobre isso aqui: https://www.chefdosdados.com.br/post/%C3%ADndice-de-boca-a-boca-ou-nps-descubra-aqui-por-que-ele-%C3%A9-t%C3%A3o-importante-para-o-seu-restaurante).


Considerações finais


Buscar a excelência deve ser um dos pilares de qualquer empreendimento, mas de um restaurante deve ser ainda mais. Estudar, investigar, conhecer e trazer novos métodos e estratégias para implementar as práticas gestoras é fundamental para o crescimento da empresa.


A tecnologia é grande aliada nessa evolução, pois é por meio dela que várias facilidades, plataformas, softwares e parceiros conseguem agregar valor aos restaurantes e trabalhar conjuntamente.


E é para ajudar no dia a dia e ser parceira do seu restaurante que a Freatz (Almoço Grátis) existe. A Freatz (Almoço Grátis) tem suporte com alta tecnologia que pode auxiliar seu negócio, oferecendo análise de seu banco de dados e soluções rápidas e eficientes para que seu restaurante seja um sucesso.


Pode auxiliar também na coleta dos feedbacks de seus clientes, possibilitando assim que eles avaliem a comida, o atendimento recebido pela sua equipe, entre outras ferramentas que poderão alavancar seu negócio. Assim, você poderá mensurar  se está no caminho certo e gerar resultados positivos.


Quer saber mais como a Freatz (Almoço Grátis) pode contribuir para o crescimento e sucesso do seu negócio? Entre em contato conosco via e-mail fome@almocogratis.com.br

Curtiu esse post? Compartilhe:
A Freatz pode contribuir para o crescimento e sucesso do seu restaurante, entre em contato e saiba mais:

Todos estão curtindo: