Compartilhe:

Seu restaurante tem um bom gerente?

Gerente de restaurante na cozinha
“A guerra é noventa por cento da informação”. Napoleão Bonaparte


Ser um gerente de restaurante é assumir funções que envolvem quase todas as áreas do negócio: rentabilidade, atendimento, cozinha, limpeza, gestão de pessoas, entre outros.


Para que tudo isso funcione em perfeita harmonia, além de habilidades que dizem respeito a experiência, agilidade, comprometimento e feeling, ainda é preciso muito mais. Confira só as dicas que preparamos para saber o que um gerente de restaurante do futuro tem que ter ou saber:


1) Perfil alinhado ao perfil do restaurante: tudo fica mais fácil quando o gerente conhece a filosofia, o ambiente e a personalidade do negócio ou quando ele está ciente das metas da casa.


2) Características mais importantes: um artigo do TheForkManager traz as características ideais de um gerente de restaurante. Foram entrevistados os especialistas Jean-François Durand e Hiroshi Kobayashi. Os principais pontos apontados pelos dois foram: - Ser uma pessoa capaz de estabelecer boas relações humanas, com a equipe e com os clientes ao mesmo tempo.

- Ter habilidade para fazer a correta seleção e compra dos melhores produtos.

- Saber ter um controle impecável das equipes, tanto do salão como da cozinha.

- Transmitir ao pessoal a vontade de crescer e de cuidar do restaurante como se fosse seu próprio negócio.

- Gerar bem-estar na equipe, para então oferecer um bom tratamento aos clientes.

- Sabe apagar incêndios e tomar decisões transcendentais ao mesmo tempo.


3) Ser digital: mantenha-se atualizado com as novidades tecnológicas e existentes na internet que podem ajudar a incrementar a sua gestão, como softwares de gestão, aplicativos que ajudam a organizar filas de espera ou de pedidos e plataformas e redes sociais que exibam comentários dos clientes em relação ao seu restaurante.


4) A mais importante: estar atento às mudanças e aos números: além do feeling para lidar com as pessoas - tanto os funcionários e os clientes - e o olhar atento ao espaço, um bom gerente tem que estar com as "antenas ligadas" para os dados. E essa é a dica fundamental. Ela une as dicas já citadas acima, porque trata de pessoas, das informações que elas podem gerar e como tudo isso pode refletir na performance do seu restaurante.Nesse aspecto, a tecnologia é a principal indicadora e aliada na gestão. Afinal, ela mudou consideravelmente os hábitos e necessidades de consumo e a forma como os clientes se relacionam com os restaurantes. É por isso que todo bom gerente tem que se adaptar a essas tendências para conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes.

Perguntas como "Por que um cliente habitual não volta mais?",  "Por que o número de reservas caiu?", "O que o concorrente está fazendo para aumentar o fluxo de clientes, mesmo na crise?" podem ser facilmente respondidas a partir da análise da opinião dos clientes. E é a partir dessas percepções que os restaurantes que dão certo tomam decisões corretas na gestão.

E foi pra facilitar o processo de coleta de opiniões e análise dos dados que surgiu uma ferramenta chamada Freatz (Almoço Grátis). Uma plataforma de inteligência de dados, que oferece vouchers de consumo para os clientes em troca da opinião deles. Por meio das respostas a um questionário, a Freatz (Almoço Grátis) gera relatórios para os restaurantes, que podem identificar falhas em relação ao atendimento, produto e infraestrutura para fazer melhorias.

Curtiu esse post? Compartilhe:
A Freatz pode contribuir para o crescimento e sucesso do seu restaurante, entre em contato e saiba mais:

Todos estão curtindo: