A crise está no mercado ou no seu restaurante?
Se você fizer agora uma pesquisa rápida no seu computador para identificar se a crise está no mercado ou em seu restaurante, certamente, encontrará inúmeras postagens, podendo discorrer sobre extensos artigos que abordam esse assunto, ler o ponto de vista de especialistas da área, ter exemplos de alguns empresários bem-sucedidos e até alguns números relevantes para compreender o cenário econômico. Mas terá alguma dificuldade em encontrar textos que tratarão diretamente sobre “como se manter e ainda ter lucratividade em dias de crise?”
Não há dúvidas de que estamos vivendo uma crise econômica, pois diariamente temos visto e lido sobre diversos setores do mercado que permanecem estagnados, mergulhados num oceano nada propício para grandes investimentos, ou setores que fecharam suas portas antes mesmo de decolarem.
O setor de foodservice foi um dos mais afetados pela crise econômica dos últimos tempos, porque apesar de voltarem a abrir as portas, depois do fim das medidas restritivas, alguns restaurantes não viram melhora expressiva e consistente que tanto esperavam, afinal a disparada da inflação tem sido a grande vilã em todos os segmentos.
Contudo alguns restaurantes andaram na contramão da crise, e ainda que as circunstâncias não fossem as mais favoráveis, resistiram e até cresceram em meio a esse turbilhão de acontecimentos no âmbito econômico.
Mas afinal, qual o segredo para se manter e, ainda, crescer neste momento tão difícil?
Para os donos de restaurantes que continuaram crescendo durante a crise, uma questão foi fundamental: um sistema de gestão de restaurante eficiente. Isso mesmo! Ter em mãos relatórios que puderam proporcionar uma perspectiva precisa do volume de vendas do negócio, permitiu e identificou padrões e tendências de pedido sem grande demanda de tempo, o que foi determinante para não só se manter, mas ter lucratividade.
Restaurantes que tiveram resultados positivos em meio à crise foram sensíveis a essa necessidade, pois puderam otimizar o tempo, evitando o desperdício e ainda melhoraram a imagem da marca, o que resultou em menos perdas financeiras.
Um outro apontamento relevante foi manter os funcionários, tarefa nada fácil, afinal, o empresário brasileiro paga mais encargos sobre a folha de pagamento que qualquer outro no mundo, e a rotatividade de pessoal no ramo alimentício é exorbitante. Por isso, os restaurantes que apostaram num sistema inteligente de gestão para restaurantes puderam, por meio de relatórios baseados em dados, reduzir ou remanejar sua equipe, extraindo dela todo o seu potencial.
O pessoal que trabalha com você deve estar inserido na lista de investimentos, uma vez que contratar mão de obra barata, pensando em economizar, é um erro primário, uma vez que ter uma equipe alinhada e motivada pode ser o diferencial que seu restaurante em tempos difíceis. Então, não hesite em investir no seu pessoal, tanto em treinamento profissional quanto em remuneração, porque o resultado será sempre positivo.
Quando e como economizar para aumentar a lucratividade?
Já que estamos falando de economia, por que não falar de outro ponto demasiadamente importante que é sobre seus custos, seu volume de vendas, situação do estoque, periodicidade de compras e finanças do seu negócio. Se você ainda tem dificuldades em gerir essa demanda, está passando da hora de contratar quem entende do assunto, pois a falta de gerenciamento nesse departamento pode custar não só a falta de lucros e rentabilidade, mas o fim de seu negócio.
Não acredite que uma simples visita ao estoque, uma rápida conversa com o gerente ou uma despretensiosa abordagem com o cliente pode trazer as reais informações que você precisa. Há dados que precisam ser medidos e conferidos tecnologicamente, pois eles apontarão para números que você não tem como mensurar num bate-papo.
O que a opinião de clientes tem a ver com lucratividade em tempos de crise?
Agora, se todos esses apontamentos acima foram identificados, mas você ainda não conseguiu entender por que seu restaurante não aumentou a lucratividade como os outros, segue uma pergunta: Seus clientes estão satisfeitos com que seu restaurante oferece? Se você nunca se fez essa pergunta, talvez esteja cometendo o pior dos erros na gestão do seu negócio, já que eles (os clientes), são peças-chaves para o sucesso.
O que pensam seus clientes sobre seu estabelecimento é de suma importâncias para traçar planos e estratégias, pois esse são referenciais que apontam para os ajustes necessários, para que você não perca tanto tempo e dinheiro em pormenores que não farão diferença.
Como vivemos na era da informação, ouvir seus clientes e analisar os dados recebidos deles é um diferencial que apontará para ações mais assertivas. Assim, se você detectou que seu negócio tem cometido algumas falhas em uma dessas áreas acimas citadas, a Freatz (Almoço Grátis), que é uma empresa de dados especializadas em restaurantes, pode te ajudar, oferecendo análises de seu banco de dados, traçando estratégias específicas e eficientes para que você aumente sua lucratividade mesmo em dias tão difíceis.